October 8, 2024
2 min

Arquitecto Gabriel Weber conquista 20.ª edição do prémio Fernando Távora

Arquitecto Gabriel Weber conquista 20.ª edição do prémio Fernando Távora
Ver todos

O arquitecto brasileiro Gabriel Weber foi o vencedor da 20.ª edição do prémio Fernando Távora, anunciou, esta segunda-feira, a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos.

O prémio anual consiste numa bolsa de viagem de seis mil euros e foi atribuído por um júri composto por Mónica Baldaque, que presidiu, por Luísa Távora e pelos arquitectos Andrea Soutinho, Carlos Prata e Teresa Fonseca.

A proposta de Weber intitula-se “Do Benim ao Benim: Projetos Marginais, Arquiteturas Radicais” e foi classificada pela presidente do júri “como uma expedição, pelo elemento aventura e descobertas, neste caso de vestígios de uma arquitectura local, que, por obedecer a circunstâncias históricas, geográficas não deixa de estar inscrita num quadro global, e de constituir um contributo inspirador e científico para um reconhecimento de um povo com as suas características, leis e sabedorias”.

“Há uma memória e conhecimentos que devem ser preservados, respeitados, e trazidos à luz de uma nova leitura perante novos cenários. Não é do etnográfico que falamos, que esse situa-se numa superficialidade decorativa. São muito mais profundas as raízes que aqui se procuram e interpretam. Penetrar nesse encantamento é um projeto notável de viajante/arquitecto”, acrescentou a presidente do júri.

Gabriel Weber nasceu no Rio de Janeiro em 1997 e é mestre pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde é também doutorando numa investigação sobre o projecto Agudá.

O prémio Fernando Távora foi atribuído pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, a Casa da Arquitectura e a Fundação Marques da Silva, com o patrocínio da Ageas.

Imóveis CENTURY 21